terça-feira, 19 de julho de 2011

As Relações entre Ética e Estética na Educação na Perspectiva da Arte como Experiência

Monografia de autoria de Bety Corrêa, orientada pela filósofa Susana de Castro, analisa a proposta de Richard Shusterman de uma arte ligada à vida, baseada na obra de John Dewey, filósofo pragmatista.


Dada a necessidade da educação englobar aspectos éticos que levem os sujeitos a pensarem nas suas atitudes em relação aos seus grupos de convivência, a presente pesquisa procura investigar em que medida a educação através das artes pode contribuir para a formação ética do sujeito. O objetivo desse trabalho é investigar os elementos filosóficos da relação entre ética e estética e sua aplicação no campo da educação. Há uma tradicional oposição entre prática e estética que faz dessa última um campo à margem da práxis da vida, marcado pela ausência de finalidade e interesse. Partimos da teoria estética de Richard Shusterman, filósofo americano contemporâneo, que se baseia no resgate da obra de John Dewey, Art as experience, para desenvolver o projeto pragmatista no campo estético, o qual não pretende abolir a instituição arte, mas sim transformá-la de modo a resgatar seu valor ético e social. Nessa concepção a arte está radicalmente ligada à vida. Investigamos as relações entre ética e estética, discutindo o valor ético da arte e suas relações com a educação. A metodologia utilizada é a análise bibliográfica. Os resultados obtidos apontam no sentido de reforçar a importância da arte na formação humana, desde que haja uma visão crítica sobre as obras de arte e sobre as suas instituições.




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